quinta-feira, 13 de abril de 2017

Um desabafo

olá vou-vos falar sobre a minha doença, quando tudo começou e o porquê .

Quando nasci bebi água do parto mas comecei a ter epilepsia aos 4 anos. Quando eu tinha 9 anos começou-me a dar ataques de epilepsia.
Quando me dava ataques eu podia água e não se deve dar água porque e podia me engasgar e morrer, mas ensinaram há minha mãe que quando me desse outro ataque para a minha mãe por me de lado que assim eu nunca me engasgava com a minha saliva e se me desse outro para chamar uma ambulância para no hospital darem-me medicação para eu me acalmar . Porque quando me dá um ataque eu começo a tremer e a deitar espuma da boca e faço barulhos com a boca, mas a mim só dá-me quando eu estou a dormir, ouve uma noite que deu-me duas vezes de seguida a minha mãe apanhou um susto dos grandes.
Agora vou-vos dizer o que é a epilepsia, a epilepsia é uma doença que afeta o cérebro, caracterizada por descarga anormal de alguns ou todos os neurónios cerebrais.
Expressa-se através de crises epiléticas recorrentes (duas ou mais), súbitas e imprevisíveis, incontroláveis pelo doente  e com duração variável (geralmente entre alguns segundos ou vários minutos.
Qual é a causa da epilepsia?
Em 60 a 70 % dos doentes com epilepsia não é possível determinar uma causa, são doentes com formas de epilepsia designadas de idiopáticas ou primárias. Por outro lado, qualquer lesão que atinja o cérebro seja ela um defeito presente ao nascimento ou adquirida (secundário a um traumatismo craniano ou injeção do sistema nervoso central, por exemplo).Desde que eu tenho epilepsia eu não passo a minha vida normal .
O que fazer para ter uma vida normal ?
Tome a medicação, ter confiança na própria pessoa ,conviver com os outros.
Eu sempre tive medo de água e medo de alturas por causa da minha doença .
O que fazer perante um ataque de epilepsia ?
se testemunhar uma crise convulsiva generalizada, com queda e abalos musculares generalizados:
1-permaneca calmo e vá controlando a duração da crise olhando periodicamente para o relógio .
2-coloque uma toalha ou um casaco dobrado debaixo da cabeça da pessoa.
3- Quando os abalos (convulsões) pararem coloque a pessoa na posição lateral de segurança.
4-permaneça com a pessoa até que recupere os sentidos e respire normalmente .
5- Se a crise dura mais do que 5 minutos ,chame um ambulância .

Não introduza qualquer objeto na boca nem tente puxar a língua (a teoria de que as pessoas podem "enrolar a língua" e asfixiar não tem fundamento).
Não tente forcar a pessoa a ficar quieta .
Não lhe dê de beber.
Se presenciar uma crise mais "ligeira", sem queda nem movimentos convulsivos (por exemplo,em que ocorra apenas um período de confusão e comportamentos invulgares):
1-proteger o doente de um eventual perigo durante uma crise.
2-dar o devido apoio até á recuperação completada consciência .
Quando chamar o 112?
1- sempre que tiver dúvidas sobre o melhor procedimento
2-se for a primeira crise da pessoa (i.e., sem epilepsia prévia)
3-se a crise for mais prolongada do que o habitual (geralmente as crises não ultrapassamos 2-3 minutos)
4-crise com ferimentos sérios .
5-dificuldade em retomar respiração normal no final da crise.

Sem comentários:

Enviar um comentário